Ousadia em meio às tribulações
Senhor Líder: O objetivo deste estudo é preparar os participantes da célula para os momentos de tribulações. Não podemos garantir que as pessoas não terão lutas, mas podemos afirmar que Jesus é a nossa força a qualquer momento.
Hebreus 10:19-25
INTRODUÇÃO
Quantas pessoas estão com dificuldades financeiras, Passando por profundas tristezas. Beirando a depressão.
Somos assediados pelo pecado, Somos assediados pelo mundo, Somos assediados pelo inimigo, Situações que fogem ao nosso controle nos apertam.
Em meio as tribulações e dificuldades dos dias atuais, a Bíblia desafia o cristão a não agir conforme este mundo, mas a viver com atitudes de quem tem esperança em Jesus Cristo.
Hebreus: Este povo passava por grande tribulação, alguns já haviam morrido devido ao evangelho, e muitos cristãos estavam desistindo de andar com Cristo. Outros cristãos, fora de Jerusalém, estavam dando sinais de desanimo espiritual.
Em tempo de tribulação o cristão deve ter SETE atitudes, são elas:
1. ATITUDE DE INTREPIDEZ PARA ENTRAR NOS “SANTOS DOS SANTOS” V19
Intrepidez = “franqueza no falar”, ousadia, coragem, destemor, sem medo.
O cristão precisa exercitar seu coração e sua mente para ter a CERTEZA que a sua oração está chegado aos ouvidos do Pai.
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele. Efésios 3:12
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8:15
2. ATITUDE DE SE APROXIMAR DE DEUS PAI. V22
Jesus abriu o caminho até o Pai. Agora é sua responsabilidade de dar o passo de se aproximar.
Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1
Aproxime-se sem medo, porque Deus te ama. Se Deus te perdoou, perdoe-se também.
3. ATITUDE DE GUARDAR FIRME A CONFISSÃO DA ESPERANÇA. V23
Não se trata de fazer um bom começo de vida crista, mas de perseverar até o fim na vida cristã.
A vida cristã não é fácil, temos dias maus, temos perdas, lutas, choros.
Acontece que quando a situação aperta, muitos fogem, desanimam, diminuem sua carreira.
Jesus disse: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16:33
A esperança é o motor da vida cristã. Queridos, Guarda a sua esperança, Porque Deus é fiel. Se esforce, Porque Deus é fiel. Lute, Porque Deus é fiel. Enfrente as dificuldades, porque Deus é fiel. Não desista, porque Deus é fiel. Se Deus prometeu Ele vai cumprir.
4. ATITUDE DE CONSIDERAR OS IRMÃOS. V24
Você não pode andar sozinho porque precisa do irmão e o irmão precisa de você.
O pecado destruiu a imagem de Deus no homem, quando Deus perguntou para Caim: Onde está teu irmão? Caim respondeu: - Não sei, por um acaso sou tutor de meu irmão?
A Salvação restaurou esta imagem, E na igreja de Cristo cada um assumiu livremente a responsabilidade humana e espiritual de cuidar de seu irmão.
Precisamos ter cuidado uns com os outros.
5. ATITUDE DE ESTIMULAR UNS AOS OUTROS. V24
Ao amor, e as boas obras. Se agora você é restaurado à imagem de Cristo, o “amor” de Deus nos capacita as boas obras, para ações de misericórdia e amor ao próximo.
Temos que lembrar que o Próprio Jesus disse para amarmos a Deus e ao próximo como nós mesmos.
Estimulamos aos irmãos com nossas palavras e com nossos exemplos. E assim a igreja progride na fé.
6. ATITUDE DE SE MANTER NA COMUNHÃO. V25
“não deixemos de congregar...”
Para fazer os itens anteriores (considerar e estimular uns aos outros) se faz necessário se reunir.
O cristão solitário não tem como cumprir o mandamento do amor de Jesus, pois o amor requer renuncia à liberdade e o engajamento pessoal com o outro.
Penso que: Se a igreja não está bem, não é motivo para ir embora. É melhor uma igreja com dificuldades que igreja nenhuma.
7. ATITUDE DE ADMOESTAR (ANIMAR, ENCORAJAR) POIS O DIA ESTÁ PRÓXIMO. V25
O dia = parousia, a volta de Jesus. A cada dia que passa a sociedade está pior, precisamos animar uns aos outros.
Fuja dos pessimistas e fofoqueiros, e agarre-se aos que estão cheios do Espírito Santo de Deus.
CONCLUSÃO
Conclua lendo os últimos versículos de Hebreus 10 37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. Hebreus 10:37-39
DESAFIO
Incentive cada irmão da célula a não desanimar diante das tribulações, mas para permanecer firme na confissão da esperança (Jesus) e na comunhão dos santos.
Você como líder, ore pedindo para Deus fortalecer cada um.