O pior cego é aquele que não quer ver

1. Esses cegos queriam tanto ver, que não perderam a oportunidade de buscar ajuda em Jesus. V27


Eles tiveram um grande senso de oportunidade, a presença de Jesus naquele lugar representava esperança de cura, mudança de vida, restauração. Se eles não tivessem clamado perseverantemente talvez tivessem perdido a grande oportunidade da vida deles. As oportunidades vêm, as oportunidades vão, e nós não administramos o tempo. Portanto hoje é o dia da oportunidade, não devemos deixar para amanhã para desfrutar desse maravilhoso encontro libertador com Jesus.


2. Esses cegos queriam tanto ver que clamaram humildemente, e perseverantemente por Jesus.


Clamaram humildemente porque se davam conta das limitações impostas pela cegueira, e não buscaram Jesus com base no mérito próprio, por isso pediam compaixão. Clamaram perseverantemente, porque desde a saída da casa de Jairo até a chegada na casa de Pedro eles perseveraram clamando, Jesus só os atendeu quando chegaram na casa.

Assim também precisamos dar conta da nossa real condição espiritual, deixando de lado todo orgulho, toda autossuficiência e suposto mérito próprio para clamar por misericórdia para nossa vida.

E, também, devemos ser perseverantes em nossa busca, em nossa oração, se queremos mudanças em nossa vida. Precisamos deixar de lado todo desânimo, toda apatia, toda preguiça e buscar perseverantemente em Jesus a nossa libertação.


3. Eles sabiam da chance que tinham com Jesus, por causa do seu coração misericordioso.


Eles clamam Jesus filho de Davi, tem misericórdia de nós. E ficam esperando a resposta de Jesus.

Queridos, a bem da verdade, também não clama dessa maneira, quem prescinde da misericórdia de Deus, por não se dar conta da sua total cegueira e falência espiritual. Temos que reconhecer as áreas comprometidas de nossa vida, pela falta de percepção espiritual, e clamar perseverantemente, humildemente, pela cura e restauração de Jesus com relação à nossa visão espiritual.

Se queremos ser libertos da nossa cegueira espiritual, precisamos buscar a Deus com perseverança, com humildade, com intencionalidade, com o coração quebrantado, e na expectativa de que, no peito de Jesus pulsa um coração misericordioso, que carrega em si o miserável. Tem misericórdia de nós, Filho de Davi.


4. Ao perceber o desejo intenso desses cegos que dele se aproximam, Jesus provocou-lhes a fé.


E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Crede vós que eu possa fazer isto? V28. Vocês creem que eu possa fazer isso que estão me pedindo? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

Não podemos nos esquecer que Jesus realizava seus milagres para também ilustrar lições espirituais, e creio que Jesus faz essa pergunta provocativa para ensinar sobre a importância da fé, que precisa estar presente em toda a trajetória da vida cristã. É pela fé que cremos que Jesus morreu por nós, é pela fé que o recebemos como Senhor e Salvador da nossa vida, é pela fé que nos apropriamos das promessas de Deus, é pela fé que recebemos os dons espirituais, é pela fé que ministramos, é pela fé tomamos nossas decisões, é pela fé que nos entregamos aos propósitos de Deus, é pela fé que enfrentamos as lutas sem murmurar, é pela fé que empreendemos. Enfim, a fé constitui esse elo entre a vida de Deus e a vida do homem. Por isso que a bíblia diz: o meu justo caminhará pela fé. A fé é o grande patrimônio a ser conquistado, se queremos ter nossa vida marcada pela sobrenaturalidade de Deus.


É possível que Jesus esteja perguntando para muitos aqui: Você crê que eu possa fazer aquilo que você vem me pedindo a tempo? Você crê que eu possa: curar sua enfermidade, curar a sua alma, restaurar seu casamento, te abrir uma porta de emprego, libertar seu filho, estabilizar sua vida financeira, devolver a paz em seu lar, neutralizar todos os levantes do inimigo contra sua vida, desembaraçar sua carreira profissional, dar esse livramento que você está precisando, salvar essa pessoa pela qual você vem orando a tanto tempo, endireitar sua vereda, curar a sua cegueira espiritual?


5. Esses cegos estavam enxergando aquilo que os religiosos não queriam enxergar. V27


Ao clamarem a compaixão do Filho de Davi eles estavam reconhecendo que Jesus é o Messias prometido, porque o título “filho de Davi” é messiânico. Ali estava o Messias prometido, o legítimo herdeiro do trono de Israel. Ou seja, eles estão diante do Deus encarnado, do Deus que venceria a morte, do Deus que ressuscitaria, do Deus detentor de todo poder no céu e na terra. Por isso, essa grande expectativa de que dele poderiam receber de volta a visão.

Saiba você que a exemplo deles, quando você clama por Jesus filho de Davi, você está clamando a um Deus presente, o Emanuel o Deus conosco, o Deus vivo e ressurreto, o Filho de Deus, o próprio Deus.


6. Como resultado desse clamor humilde, perseverante, fervoroso, seus olhos foram abertos. V29

A fé honrou a Jesus e Jesus honrou a fé. E porque creram, eles viram. Porque confiaram, eles saíram da escuridão para a luz. Por isso irmãos, se queremos ter a nossa vida marcada pela sobrenaturalidade de Deus, precisamos banir do nosso coração, toda incredulidade, toda dúvida, e entender que a fé transcende a lógica humana (racionalismo), aquilo que a circunstância e os sentidos podem atestar. Porque ela não nasce nas emoções, na vontade, na mente, mas no espírito. Por isso, ela carrega consigo essa possibilidade: seja feito segundo a vossa fé. Se creres verás a glória de Deus. Tudo é possível ao que crê.


Conclusão

O pior cego é aquele que não quer ver. A pior cegueira não é a física, que pode nos privar de algumas coisas, mas a espiritual que pode nos privar de uma eternidade com Deus.

A bíblia afirma que o deus deste século cega o entendimento das pessoas para que não lhes resplandeça a luz do evangelho. 2 Co 4:3-6.

39E disse Jesus: Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos. Jo 9

Jesus está dizendo que viera para abrir os olhos da cegueira espiritual, por isso diz: eu sou a luz do mundo e quem me segue não andará em trevas. E quem admite sua cegueira e clama por cura, passará a ver. Mas, ironicamente Jesus afirma que aqueles que pretensamente acham que enxergam pela ótica da religião, motivados pelo orgulho, esses que confiam na sua autojustiça, como esses fariseus, continuarão na cegueira.

Hoje mesmo você pode tomar a decisão de clamar para que Jesus abra os seus olhos espirituais para que você possa discernir o que ele fez por você na cruz, e dizer-lhe: eu entrego minha vida a ti, eu confesso meus pecados resultado da minha cegueira espiritual, te peço perdão, e quero segui-lo para nunca mais andar em trevas.

Se você toma essa decisão hoje, tua vida vai mudar e nunca mais você andará em trevas, você será habitado pelo Espírito de Deus, receberá a natureza de Deus porque terá nascido dele, seu nome será escrito no livro da vida do cordeiro, e você receberá vida eterna, sua vida passará a ter um sentido permanente, e será preenchido o vazio que seu coração experimenta hoje.

27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O plano divino

INTRODUÇÃO Deus descansou no sétimo dia. A sua última criação foi o homem. Ele preparou toda a criação para receber o homem. E você que é nova criatura em Cristo Jesus, Deus preparou toda uma nova vid

IGREJA
BATISTA
   AGAPE

Rua Doze de Setembro, 342

Vila Guilherme

São Paulo - SP​

Tel: (11) 2905-2076
 

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube