LÍNGUA: QUATRO ADVERTÊNCIAS QUANTO AO BOM USO DA FACULDADE DA FALA (TIAGO 3)

(1) AS NOSSAS PALAVRAS PODEM SER USADAS TANTO PARA O BEM QUANTO PARA O MAL (PV 18:21), FUNCIONANDO COMO SEMENTES DAQUILO QUE UM DIA E VAMOS COLHER. PV 21:13; I PE 3:10


(2) POR ISSO, SOMOS ADVERTIDOS A USÁ-LAS PARA O BEM. EF 4:29




PRIMEIRA: O TROPEÇO NO FALAR

É MAIS GRAVE DO QUE IMAGINAMOS


V.2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.

(1) TROPEÇAMOS NO FALAR QUANDO USAMOS NOSSA BOCA PARA MURMURAR, CRITICAR, DIFAMAR, JULGAR, MENTIR, ENGANAR, VANGLORIAR, BLASFEMAR, FALAR MAL DO OUTRO, XINGAR, AMALDIÇOAR, AUTO-DEPRECIAR...


(2) MAS, TAMBÉM HÁ SUTILEZAS NESSES TROPEÇOS, POR EXEMPLO, QUANDO NOSSO FALAR REVELA HIPOCRISIA, IRONIA, INCOERÊNCIA (SIM E NÃO), DUBIEDADE, TORPEZA, INSENSATEZ, INJUSTIÇA...


SEGUNDA: O TROPEÇO NO FALAR REVELA IMATURIDADE

V.2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão (MADURO), capaz de refrear também todo o corpo.

(1) DE CERTA MANEIRA, SOMOS O QUE FALAMOS. É POR ISSO QUE NUMA TERAPIA A PESSOA SE DESCOBRE FALANDO, PORQUE REVELA SEU MUNDO INTERIOR E ATÉ SEU INCONSCIENTE.


(2) O TEXTO AFIRMA QUEM CONSEGUE REFREAR A LÍNGUA, CONSEGUE REFREAR O CORPO. O CORPO AQUI É UMA METÁFORA QUE INDICA A PERSONALIDADE TOTAL.


(3) POR DE TRÁS E ANTES DAS PALAVRAS ESTÃO A MENTE, OS SENTIMENTOS, A VONTADE, O ESPÍRITO. LOGO O CONTROLE DA LÍNGUA É UMA EVIDÊNCIA DE AUTOCONTROLE. (TG 1:26)


(3) NA MEDIDA EM QUE VAMOS ADQUIRINDO MATURIDADE EMOCIONAL E ESPIRITUAL, TAMBÉM VAMOS FICANDO MAIS COMEDIDOS NO FALAR.

(TG 1:19; PV 10:19)


TERCEIRA: ESSE TROPEÇO NO FALAR TRAZ CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS PARA SUA VIDA (EMOCIONAL, ESPIRITUAL, E RELACIONAL).


1. O PRINCÍPIO QUE AS FIGURAS ENCERRAM É QUE: ALGO PARA O QUAL NÃO DAMOS MUITA IMPORTÂNCIA, ACABA SENDO UM FATOR DETERMINANTE EM NOSSA VIDA, PARA O BEM OU PARA O MAL.


(1) O PEQUENO CABRESTO DIRIGE O CAVALO E IMPEDE QUE ELE DESEMBESTE. 3Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro.


(2) O PEQUENO LEME DÁ DIREÇÃO AO NAVIO EVITANDO QUE ELE NAUFRAGUE OU FIQUE À DERIVA.


V.4 Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.

(3) UMA PEQUENA FAGULHA PODE INCENDIAR UMA FLORESTA. V5


V.5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!

É FÁCIL CONTROLAR UMA FAGULHA, MAS ELA TEM EM SI UM PODER DE DESTRUIÇÃO QUE PODE FUGIR AO CONTROLE. ASSIM É AQUELE QUE NÃO EXERCE CONTROLE SOBRE SUA LÍNGUA.


2. SE SUA FALA (PEQUENA LÍNGUA), FOR INGERIDA PELA CARNE (VELHA NATUREZA) E/OU POR SATANÁS, ELA PODE CONTAMINAR TODO O SEU SER E SUA EXISTÊNCIA.


V.6 Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.

(1) O QUE FALAMOS AFETA O QUE SOMOS (CONTAMINA O CORPO), NOSSA MENTE, NOSSOS SENTIMENTOS, NOSSO CARÁTER, NOSSO ESPÍRITO. MT 15:11


(2) E O QUE FALAMOS TAMBÉM AFETA NOSSA EXISTÊNCIA (CARREIRA DA EXISTÊNCIA)

EXEMPLOS:


(3) PALAVRAS AUTO-DEPRECIATIVAS ALIMENTAM UMA AUTO-IMAGEM RUIM.

PALAVRAS CRÍTICAS, POR PARTE DOS PAIS, AFETAM A AUTO-ESTIMA DOS FILHOS.


(4) A MALEDICÊNCIA ENTRE IRMÃOS ENFRAQUECE E DESARTICULA O CORPO DE CRISTO E A FAMÍLIA. TG 4:11-12

UMA PEQUENA FOFOCA PODE DESESTABILIZAR UMA FAMÍLIA, PRODUZIR DIVISÃO NUMA COMUNIDADE.


(5) A FOFOCA TEM PODER DE SEPARAR BONS AMIGOS. PV 17:9

UMA CALÚNIA PODE ESTIGMATIZAR UMA PESSOA VIDA AFORA.

MAUS CONSELHOS DESENCAMINHAM PESSOAS.


(6) AS PALAVRAS QUE REVELAM PESSIMISMO, INGRATIDÃO, MURMURAÇÃO, ESVAZIAM A FÉ E TRAZEM OPRESSÃO ESPIRITUAL.


(7) PALAVRAS MENTIROSAS, DÚBIAS, E HIPÓCRITAS, TOPES, COMPROMETEM A CREDIBILIDADE E A AUTORIDADE ESPIRITUAL.


(8) A NOSSA FALA PODE INCLUSIVE ASSUMIR UMA NATUREZA INFERNAL (É POSTA EM CHAMAS PELO INFERNO). ISTO PORQUE TODA FALA QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM A VERDADE, COM A EDIFICAÇÃO, COM O ESPÍRITO DO EVANGELHO, ALÉM DE SER UMA MANIFESTAÇÃO CARNAL, TAMBÉM É ALGO INGERIDO PELO MALIGNO.

GL 5:22; MT 5:37; MT 16:22-23


QUARTA: VOCÊ ESTÁ POTENCIALIZADO EM DEUS PARA EXERCER AUTO-CONTROLE SOBRE O USO DESSA FACULDADE.


1. O TEXTO AFIRMA QUE ESSA É UMA TAREFA SOBRE HUMANA.

O SER HUMANO DOMA OS ANIMAIS, MAS É INCAPAZ DE, POR SI MESMO, DOMAR SUA NATUREZA PECAMINOSA. POR ISSO VOCÊ PRECISA DA AJUDA DE DEUS.


7 Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;
8 língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.

2. SE NO NOVO NASCIMENTO (CONVERSÃO), VOCÊ RECEBEU A NATUREZA DIVINA, FOI HABITADO PELO ESPÍRITO SANTO, E NÃO É MAIS DEVEDOR À CARNE, O USO DA LÍNGUA PRECISA SER DE ACORDO COM SUA NOVA NATUREZA.


9 Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. 11 Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? 12 Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.

(1) ASSIM COMO NO MUNDO NATURAL VOCÊ NÃO ENCONTRA

ESSA CONTRADIÇÃO, ESSA INCOERÊNCIA. DE ACORDO COM A NATUREZA QUE HERDAMOS DE DEUS NOSSA LÍNGUA DEVERIA SER USADA SOMENTE ORAR, ADORAR, ENSINAR, EDIFICAR, PREGAR, ENCORAJAR, PACIFICAR, CONSOLAR, BENDIZER, ABENÇOAR, ACONSELHAR, PROFETIZAR...EM FIM, PARA O BEM.


CONCLUSÃO


(1) TANTO O BOM USO DESSA FACULDADE PODE MELHORAR SEU “SER”, QUANTO A MELHORA DO SEU “SER” PODE TE AJUDAR A FAZER UM BOM USO DESSA FACULDADE. TRATA-SE DE UM CICLO RETRO-ALIMENTAR (TG 3:6, LC 6:43-45)


(2) POR ISSO VOCÊ PRECISA CUIDAR TANTO DO QUE FALA QUANTO DO SEU CORAÇÃO (VIDA INTERIOR). E COMO SE ENCHE O CORAÇÃO DE COISAS BOAS? ABRINDO-O PARA DEUS, PARA O ESPÍRITO SANTO, E PARA A PALAVRA DE DEUS.


(3) PORQUE QUANDO ESTAMOS CHEIOS DO ESPÍRITO O ASSUNTO DE NOSSA CONVERSA MUDA (EF 5:18-20). E SOB O DOMÍNIO DO ESPÍRITO FALAMOS PARA EDIFICAR PORQUE MANIFESTAMOS O SEU FRUTO. GL 5:23


(4) QUE SEJA ESSA NOSSA ORAÇÃO (SL 141:63; SL 19:14) E COMO RESPOSTA A ESSA ORAÇÃO TENHAMOS ESSA EXPERIÊNCIA DE RESTAURAÇÃO (IS 6:5-8).

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O plano divino

INTRODUÇÃO Deus descansou no sétimo dia. A sua última criação foi o homem. Ele preparou toda a criação para receber o homem. E você que é nova criatura em Cristo Jesus, Deus preparou toda uma nova vid

IGREJA
BATISTA
   AGAPE

Rua Doze de Setembro, 342

Vila Guilherme

São Paulo - SP​

Tel: (11) 2905-2076
 

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube