top of page

Inimigos do coração

Assim como o coração físico tem inimigos: gordura trans, gordura saturada, açúcar, sal e etc.. O nosso “coração” espiritual também tem seus inimigos.


A Bíblia nos diz em Pv 4;23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”


O coração deve ser protegido pois, dele depende todo o nosso viver.


Deus colocou potencial em nós, para ser quem ele sonhou e para cumprir nosso propósito/chamado, aqui na Terra. Temos a essência dele dentro de nós, somos habitação do Espírito Santo.

E por que muitas vezes, muitos de nós nos sentimos amarrados, sem sair do lugar ? Porque muitas vezes acreditamos nas mentiras de satanás e não usamos os tempos difíceis de tribulação, para amadurecer, ser purificados, moldados, conforme Deus espera e permite esse tempo.

Dons são dados, mas caráter é desenvolvido. Em função disso, nossos dons podem nos levar à lugares onde nosso caráter não está pronto.

Precisamos nos esforçar, dedicar tempo para que seja desenvolvido o que Deus colocou em nós.


Inimigo : INSTABILIDADE

Em Tiago 1- 2 a 8, lemos : “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, afim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria peça-a a Deus que a todos dá liberalmente, de boa vontade, e lhe será concedida.

Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante a onda do mar, que levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.”

Se quisermos que o nosso potencial seja liberado plenamente, precisamos ter ESTABILIDADE.

A estabilidade faz com que eu e você, façamos sempre o que é certo, independente das circunstâncias.

Temos que agir pelo que sabemos que é o correto fazer, independente do que estamos sentindo.

Estabilidade está ligada em nossa confiança em Deus, porém quando as coisas complicam e não vemos saída, TEMOS QUE TOMAR A DECISÃO DE CONFIAR EM DEUS E OBEDECER.

OBEDIÊNCIA gera ESTABILIDADE que gera CONFIANÇA

Como crescer em estabilidade ?

Se esforçando e olhando para Jesus, que é a nossa referência, o exemplo máximo de Estabilidade. ELE NÃO MUDA.

Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Passou por tudo e venceu, cumpriu seu propósito nessa Terra, focado na obediência ao pai e não no que sentia.


Inimigo : PREGUIÇA / PROCRASTINAÇÃO

Preguiça é pecado, é uma atitude que prejudica os próprios deveres da pessoa com Deus e com o próximo.

O preguiçoso/procrastinador, frequentemente adia tudo :

Compromissos, decisões, projetos, mudanças, e até afazeres simples e rotineiros. Sempre se justifica, se defende, faz promessas, mas que nunca se cumprem.

Essa atitude compromete TODO o potencial que ele tem, afasta pessoas, gera INSEGURANÇA nas pessoas, não podemos contar com ele.

Uma estratégia para combater a preguiça :

O PRINCÍPIO DO TAMBÉM

Ele é manifestado por meio de nossa atitude e desejo de servir aos outros, mesmo quando não for conveniente.

Esse princípio transforma a nossa vida, influencia o nosso caráter, nos transforma em pessoas melhores, pois estamos fazendo sempre mais do que é esperado.

Conviver com alguém assim, aumenta a nossa fé, essa atitude transforma a provisão em prosperidade.

Quando o princípio do também penetra em nosso caráter e obedecemos a Palavra de Deus, experimentamos as bênçãos do Senhor, conhecidas como a herança de Abraão.

FÉ / PROVISÃO / PROSPERIDADE /OBEDIÊNCIA / IMTIMIDADE COM DEUS

Um exemplo clássico está em Genesis 24; 10 a 26 , onde Rebeca oferece água para o servo que está em busca de uma esposa para Isaque mas oferece água TAMBÉM para os seus dez camelos.

O princípio do TAMBÉM é definido pela atitude voluntária de fazer mais do que é pedido a você.

Essa atitude te permite ser mais sensível as necessidades do outro e estar disposto a andar não só a segunda milha, mas quantas forem necessárias.

O versículo que retrata bem esse princípio está em Colossenses 3.23 e 24

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo que vocês estão servindo.”

Não façamos apenas o que é pedido, pois não há recompensa especial para isso. Quando você é fiel no pouco, Deus o colocará sobre o muito.

Acreditamos que essa atitude libera o poder sobrenatural e a alegria que vem de Deus sobre a vida de cada cristão.

Que o Senhor nos capacite a lutar contra os inimigos do nosso coração e que busquemos nele, nosso socorro, pois Ele nos ajuda em TUDO.

DEUS NOS ABENÇOE

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O plano divino

INTRODUÇÃO Deus descansou no sétimo dia. A sua última criação foi o homem. Ele preparou toda a criação para receber o homem. E você que é nova criatura em Cristo Jesus, Deus preparou toda uma nova vid

Vazios da carne e cheios do Espírito

O termo carne presente no texto significa nossa inclinação para o mal, que tem a ver como o “velho homem”. Apesar de não sermos mais devedores à carne, podemos escolher satisfazê-la por rebelião ao Es

bottom of page