Check-up do coração

O coração como órgão físico e sua importância.

O coração como o centro das emoções e vontades

O pecado original afetou gravemente o coração humano.

“A imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice”. Gn 8 : 21
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e perverso, quem o conhecerá ?” Jr 17 : 9

Jesus afirma em Mateus, que do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmia, essas coisas contaminam o homem.

Portanto a depravação humana, o pecado, está no coração e a medida que trilhar o seu próprio caminho, seu coração fica cada vez mais duro e insensível à voz de Deus e a vontade Dele.

Temos a chance, através do sacrifício de Jesus, de mudar a condição do nosso coração e receber um novo coração.

Provérbios 4:23

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Como ?

Paulo nos ensina em Filipenses 4: 6 e 7

“Não andeis ansiosos por coisa alguma, porém sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e súplica., com ações de graças.”

Aí vem a promessa :

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

Existem muitas coisas, sujeiras, que não deveriam estar em nosso coração.

Quando Deus pede o nosso coração em Provérbios 23:26 : “Meu filho, dê-me o seu coração...”

Ele está pedindo nossa vida por completo :

Personalidade

Caráter

Corpo A inteireza do nosso ser

Mente

Emoções

Em 1Pedro 3:34 ele diz :

“Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo é de grande valor para Deus.”

A mensagem principal, é que não devemos nos preocupar tanto com o modo que os outros nos veem, mas com o que há realmente em nosso interior.

Deus não vê como nós, o exterior, Deus vê o coração, o interior . Em 1 Samuel 16:7, a palavra diz que : “A aparência, o exterior pode enganar as pessoas, mas não engana a Deus.”

Em Apocalipse 3, vemos isso sobre a igreja de Laodicéia .

Precisamos de um check-up diário, para que não haja acúmulos. Há perguntas à serem feitas :

- O que se passa dentro de mim ?

- Que tipo de coração eu tenho ?

- Como sou realmente por dentro ?

- O que ando sentindo ?

- Que atitudes tenho tido ?

- O que se passa comigo quando ninguém vê ?

Bons cristãos amam a Deus, querem agradá-lo, dar frutos, se preocupam com o coração, avançam, crescem e se aprofundam em conquistar o homem interior e se deixam ser guiados pelo Espírito Santo.

Devemos nos esforçar em conquistar e perseguir a paz. É um esforço diário, trabalho árduo.

Davi é um exemplo de homem segundo o coração de Deus. Era sincero, real, se arrependia e confessava seu pecado. Os Salmos são registros dessa verdade.

Sofreu as consequências dos seus pecados, mas continuou a ter um coração em harmonia com Deus. Davi amava a Deus, seu coração era integro.

Manifestações externas corretas, com motivações erradas, Deus não aceita, Ele rejeita.

Em 2Crônicas 25: 1 e 2, vemos o exemplo do rei Amazias.

Em 2 Coríntios 9:7 vemos que : Como cristãos, devemos ser sal e luz, onde estivermos. Temos que fazer a diferença, por isso precisamos caminhar em integridade com Deus. Não podemos ter uma vida de aparência. Ninguém dá o que não tem.

Serei pacificador se meu coração tiver paz.

Serei amoroso, se meu coração tiver amor.

Eu serei verdadeiro, se a verdade estiver em meu coração.

Eu serei perdoador, se houver perdão no meu coração.

Um coração perfeito, é aquele que quer, que busca aceitar, agradar a Deus o tempo todo e quando não consegue, reconhece o erro, confessa o pecado, se arrepende e continua caminhando em amor e obediência.

“Cria em mim oh Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.”

Sl 51:10